Governo de MS, em parceria com o SINDICARGAS/MS, vai subsidiar upgrade de CNH para 1.000 caminhoneiros

Segundo SINDICARGAS/MS o Estado possui mais de 5.000 motoristas aptos a mudança de categoria de CNH

O Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, lançou nesta semana o programa ‘Voucher Transportador’ em uma parceria com o Sest/Senat e o SINDICARGAS/MS. A iniciativa vai beneficiar, em um primeiro momento, mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação D e E. O valor dessa alteração gira em torno de R$ 6.000,00, valor que faz com que muitos profissionais desistam da mudança.

Segundo o estudo realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargas de MS (SINDICARGAS/MS) em parceria com a categoria, hoje mais de cinco mil trabalhadores compõem o grupo estagnado nas categorias “C” e “D”, com salários em torno de R$ 2,5 a R$ 3 mil. Um motorista com categoria “E” ganha em média R$ 8 mil, com trabalhadores que tiram até R$ 17 mil e outros que batem apenas R$ 3,5 mil no mês.

“Nós temos várias empresas no segmento de carga fracionada. O motorista de caminhão pequeno só não faz a troca por conta do valor que é alto. Fizemos um levantamento e são mais de 5 mil esperando para fazer a mudança” – Gilmar Ribeiro, presidente do SINDICARGAS/MS

“O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo”, afirmou o governador.

As primeiras mil vagas para o programa serão abertas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

Todos os custos do processo de alteração de categorias dos motoristas serão arcados pela Semadesc. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar os beneficiados das taxas referentes à habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada Escola de Motoristas Profissionais. O SINDICARGAS/MS irá auxiliar na prospecção e indicação dos motoristas habilitados para acesso ao programa.

O Governo do Estado vai publicar um decreto com os critérios para seleção dos motoristas. “Primeiro vai se abrir o prazo para os interessados buscarem esta qualificação, depois será feito uma triagem daqueles que estão aptos mais rapidamente para conseguirem se tornar motoristas com carteira D e E”, afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

O diretor-presidente da Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de MS), Cláudio Cavol, citou que 70% das transportadoras estão com deficiência de motoristas.

“Devido a falta de oferta, muitas vezes se contrata pessoas não tão qualificadas, por isso este programa é benéfico tanto para economia, como para levar mais segurança às estradas”, destacou.

Quem pode se beneficiar?

Atualmente, motorista que tira sua primeira habilitação como condutor categoria B leva cerca de três anos até chegar na E, com a possibilidade de dirigir as carretas e caminhões com reboques que fazem esse transporte de carga.

Essa progressão pode se dar de duas formas distintas, sendo uma delas a opção de subir de categoria a cada ano, já que é necessário o intervalo de 12 meses para progredir em ordem alfabética.

Entretanto, o motorista que visa a última das categorias, pode esperar por dois anos na “B” e pular direto para a “D”, sem passar pela classe intermediária (que permite dirigir caminhões não articulados, tratores e máquinas agrícolas). Uma vez na D, basta esperar mais 12 meses até chegar na última categoria, sendo necessários:

Ter 21 anos completos

Curso prático de 20 horas/aula

Teste de direção veicular

Estar aprovado nos exames de aptidão física e mental

Além de não ter cometido infração gravíssima nos últimos 12 meses