Depois dos táxis autônomos da Amazon nos EUA, um novo plano do governo da Escócia está testando a tecnologia de direção autônoma nos ônibus locais.
De acordo com a operadora de ônibus Stagecoach, do Reino Unido, após mais de 4 anos de pesquisa, cinco veículos passarão a rodar sem motoristas em Edimburgo a partir de 15 de maio.
A expectativa é transportar 10 mil passageiros por semana. Inicialmente, os ônibus irão percorrer uma rota de 22,5 km, incluindo um trecho pela ponte Forth Road Bridge, inaugurada pela rainha Elizabeth II em 1964.
Os veículos possuem sensores que possibilitam o tráfego em estradas pré-selecionadas a até 80 km/h. Os ônibus estarão operando no nível AV 4, ou seja, com um motorista de segurança treinado a bordo. Entretanto, o profissional não deve ser necessário enquanto o veículo estiver no modo autônomo.
Carros sem motorista não são legalizados no Reino Unido. Contudo, o governo já está trabalhando em uma estrutura legal para o seu uso.
Segundo o governo do Reino Unido, o projeto CAVForth é o primeiro serviço de ônibus público autônomo em tamanho real do mundo. Estimado em cerca de £ 6,1 milhões, ele conta com financiamento do Centro de Veículos Autônomos e Conectados (CCAV), em parceria com a Innovate UK. Além disso, é parte do Fundo de Mobilidade Inteligente de £ 100 milhões do governo do Reino Unido.
Apesar da inovação, a Escócia não é pioneira quando se trata de transporte autônomo. Em 2021, um novo ônibus elétrico sem motorista já existia em Málaga, na Espanha.
Já no Reino Unido, o Cambridge Connector pretende levar 13 veículos elétricos automatizados para toda a cidade no próximo ano. O projeto ULTIMO também pretende testar a tecnologia em Genebra, na Suíça; Kronach, na Alemanha; e Oslo, na Noruega. Projetos semelhantes ao CAV também estão em planejamento em Sunderland, na Inglaterra, e em Belfast, na Irland