Campo Grande deve ter escola para formação de motoristas

Com o objetivo de suprir a demanda de 2 mil motoristas só para atender o mercado de transporte de Mato Grosso do Sul, Campo Grande deve receber um Centro de formação de Motoristas para formação de mão de obra especializada. A iniciativa da construção é do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Estado de Mato Grosso do Sul (Setcems) e foi anunciada na noite de quinta-feira, durante a posse da nova diretoria como uma das principais metas para o mandado de três anos. “Queremos montar uma escola moderna, inovadora e que seja referência para todo o País”, disse o presidente do sindicato, Cláudio Antonio Cavol.

No Brasil, segundo dados do sindicato, o déficit de profissionais chega a 100 mil motoristas. “E a demanda continua aumentando a cada dia sem ter mão de obra qualificada para atender”, salienta Cavol.

O governador André Puccinelli (PMDB), que participou da solenidade, confirmou a parceria com o projeto e anunciou que fará a doação de uma área de 10 hectares para a construção do centro, além de terreno de 2 mil metros quadrados para a nova sede do Setcems.

“Até o fim do meu mandato vou doar as áreas”, informou, lembrando ainda da importância do setor para a economia do Estado.
Cavol disse que o projeto para o centro já está sendo elaborado pela equipe do Sindicato e que contará com parcerias entre os três poderes, Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e iniciativa privada para a execução.

“O Governo Federal tem dinheiro sobrando para a formação de trabalhadores, só o que precisamos é de um bom projeto para apresentar”, disse.

O presidente ressalta que o objetivo do centro será não só formar novos motoristas, mas também preparar os profissionais que já estão no mercado. Ele alerta que é alto o número de motoristas que viajam diariamente sem o devido preparo, oferecendo riscos para o trânsito.

“Com profissionais bem preparados, podemos praticamente reduzir os acidentes nas rodovias. Temos certeza de que isso é possível com a devida formação”, afirmou.

A idéia do centro é também cuidar da família do profissional, com cursos voltados para a esposa do motorista. “A esposa também será atendida com aulas para gerenciar sua casa enquanto o marido está viajando e ficar dentro do orçamento”, explicou.

META
O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e senador Clésio Andrade (PMDB-MG) também participou da solenidade. Ele anunciou que o Sest/Senat da Capital irá receber um simulador de direção. A nova diretoria também assumiu o Sindicato com o objetivo de aumentar o número de filiados no Estado.

Segundo dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), atualmente são 1.800 mil transportadores operando em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Correio do Estado – Paula Vitorino