DIA DO CAMINHONEIRO – Como surgiu o Dia do Caminhoneiro? E por quê possui três datas?

O Dia do Caminhoneiro é comemorado em três datas distintas: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro. Esses profissionais devem ser extremamente comemorados, uma vez que contribuem diretamente para o sucesso da economia brasileira, mas ao mesmo tempo enfrentam inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas profissionais, tais como cumprimento de prazos apertados, a distância da família, possibilidade de se acidentar, longas jornadas de trabalho, entre outros.

Porque o caminhoneiro é comemorado em 3 dias diferentes e como essas datas foram criadas?

Os caminhoneiros são homenageados com três datas diferentes: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.

30 de junho

A comemoração de 30 de junho é apenas para a região do estado de São Paulo e foi oficializada através da lei nº 5.487, pelo governador de São Paulo, Francisco Montoro.

25 de julho

A data de 25 de julho foi escolhida de forma popular para homenagear nacionalmente os caminhoneiros, juntamente com a comemoração do Dia de São Cristóvão, que é o padroeiro de todos os motoristas, sejam eles de carro, moto, caminhão, barco, avião, etc.

Por conta disso, geralmente são realizadas feiras, festas e outros eventos para homenagear São Cristóvão e os motoristas.

16 de setembro

E 16 de setembro é a data comemorada a nível nacional e foi oficialmente decretada através da lei n° 11.927, de 17 de Abril de 2009, pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva.

É válida a comemoração aos caminhoneiros em 3 datas diferentes, pois mesmo depois de provar a sua importância à economia nacional, ainda é um setor que não recebe a devida importância e reconhecimento.

A importância dos caminhoneiros para a economia brasileira

Quase tudo que é utilizado ou consumido pela população brasileira, foi transportado pelos caminhoneiros em algum momento da cadeia produtiva. Porém, essa importância não é propriamente devolvida aos próprios motoristas, uma vez que ainda trabalham com jornadas exaustivas, salários baixos, condições de trabalhos não ideias, valores de combustíveis nas alturas, entre muitos outros exemplos.

É exatamente por isso que devemos comemorar tanto o Dia do Caminhoneiro em todas as datas possíveis, para dar visibilidade aos motoristas e auxiliá-los na luta contra condições precárias de trabalho.

O setor no Brasil

O tráfego rodoviário brasileiro é um dos meios mais utilizados para transportar cargas atualmente. Além disso, conforme explicamos anteriormente, basicamente todos os setores dependem do trabalho dos caminhoneiros para restabelecer seus estoques e sua produção, uma vez que grande parte dos insumos utilizados nas comidas, roupas e produtos rotineiros utilizados por todos, são transportados pelas rodovias.

Entretanto, mesmo diante da importância que os caminhoneiros geram em nossa economia, as condições as quais trabalham não estão nem perto de estarem favoráveis ou ideias.

Além dos longos e ininterruptos períodos de trabalho, outro grande fator que precisamos ressaltar é a condição nas quais as estradas brasileiras se encontram. Mesmo com o valor dos pedágios nas alturas, várias estradas ainda possuem muitos buracos, e muitas vezes ainda não estão duplicadas ou não possuem acostamento.

Tudo isso piora ainda mais as condições de trabalho dos motoristas, além de aumentar o prazo das entregas, uma vez que obriga os caminhões a se locomoverem mais devagar ou até em decorrência dos consertos não planejados que precisam ser realizados nos caminhões durante as viagens.

Como representante dos trabalhadores em transporte de cargas no Mato Grosso do Sul, o Sindicargas-MS, presidido por Gilmar Ribeiro (Mazinho) felicita toda a categoria e manifesta sua disposição de continuar atuando arduamente pelo bem estar do trabalhador e sua família.