Dilma anuncia obras em infraestrutura para MS durante entrega de ônibus

Dilmar

(Foto: midiamax.com.br)

Durante visita a Campo Grande nesta segunda-feira (29) para entrega de 300 ônibus escolares a 78 municípios de Mato Grosso do Sul, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou ações e investimentos para o setor de infraestrutura do estado.

Dilma afirmou que aguarda a conclusão de projetos executivos da BR-419 para encomendar avaliação da obra e transferir ao governo estadual sua execução. A rodovia tem 381,7 quilômetros de extensão entre Rio Verde de Mato Grosso e Guia Lopes da Laguna, segundo informações do Ministério dos Transportes.

Ao destacar as ações da União em relação à região de fronteira, com as operações Ágata e Sentinela, a presidente disse que será preciso mais acesso para patrulhamento nas estradas na região.

“Estamos fazendo uma discussão para introduzir no plano rodoviário nacional a MS-165”, afirmou, acrescentando que a rodovia será incluída na Sul-Fronteira. A MS-165 tem 338 quilômetros de extensão e liga o distrito de Sanga Puitã, próximo a Ponta Porã, passando pelas cidades de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas, até o município de Mundo Novo, segundo informações do governo do estado.

Dilma também afirmou que deve acelerar o processo de concessão das BRs 163, 262 e 267. “São 1,4 mil quilômetros. Vamos ampliar, duplicar e modernizar alguns trechos”.

Outros investimentos, segundo ela, são o prolongamento da Ferrovia Norte-Sul, que passa por Dourados e Maracaju. “Vai conectar Mato Grosso do Sul com o Paraná através do porto de Paranaguá. Investimentos que vão contemplar o estado com transporte multimodal de menor custo”.

Aeroportos e estradas vicinais
A presidente também falou de investimentos em aeroportos regionais. Segundo ela, serão R$ 201 milhões em recursos e os municípios contemplados são Bonito, Coxim, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.
“Vamos subsidiar assentos nos aviões, para que eles se tornem competitivos, ou seja, nós pagamos a diferença entre a passagem de ônibus e a de avião”, explicou, afirmando que haverá padronização nos aeroportos regionais.

Ao falar da verba para os ônibus entregues, a presidente comentou que o governo federal vai executar projetos para recuperar estradas vicinais e entregar às prefeituras equipamentos como retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba.

“Porque estamos fazendo isso? Porque a gente dá o Caminho da Escola [programa do governo federal], ônibus, aí tem que dar condição para o prefeito, autonomia para ele poder melhorar sua estrada, dar cascalhada, fazer melhoria”, disse, acrescentando que Mato Grosso do Sul tem 69 mil alunos que precisam do transporte escolar e que mais ônibus serão entregues até o fim de 2014.

Mais projetos
Sem dar detalhes, Dilma afirmou ainda que o estado receberá investimentos para expandir creches. “Sei da importância de colocar com segurança e qualidade os filhos quando você trabalha.”

Sobre incentivos financeiros aos estados, a presidente afirmou que vai “acelerar” a implantação de medida do governo federal que amplia o índice de endividamento dos estados.

Durante a visita, Dilma recebeu título de cidadã sul-mato-grossense, aprovado pela Assembleia Legislativa. Em tom político, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), disse que ela é a melhor presidente da história do país. Ele também destacou a viabilização do chamado “PAC Pavimentação” para a cidade, que tem verba prevista de R$ 54 milhões.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), elogiou a medida do governo federal de ampliar de nove para 79 os municípios contemplados no PAC que prevê obras em vias urbanas.

Já o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), fez uma série de agradecimentos a presidente e sinalizou que vai apoiar a reeleição de Dilma “pelo trabalho administrativo” desempenhado por ela.